Posted by : Unknown quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Caiu na rede é peixe! Por conta disso, é fundamental estar atento ao conteúdo do que publicamos nas redes sociais digitais. Ainda mais, se você trabalha com gerenciamento de mídias digitaisE foi sobre isso que o jornalista Yako Guerra veio falar na 4ª Semana Audiovisual da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na oficina Social Media. Ele, que é pós-graduado em Marketing e tem seis anos de experiência em gestão de marketing digital em mídias sociais, discorreu sobre conceitos e práticas na área.
"Um grande problema que temos no mercado é que o senso comum diz que é um trabalho que qualquer um consegue fazer bem feito", comenta Guerra. Na oficina foram diferenciados os conceitos entre redes sociais e mídias sociais e destacada a importância de ser criativo e pensar além do que é usual para trabalhar como social media. Ele também discorreu sobre a importância de estimular a interação dos usuários com os conteúdos para promover a propagação de boas informações sobre o cliente. Falou também sobre a necessidade de estar atento ao que é publicado, para que algo não saia como preconceituoso ou ambíguo e gere repercussões negativas e um enorme problema. 

Na oficina, foi mostrado que é fundamental observar para quem as mensagens estão sendo dirigidas e falar como o público gostaria de ouvir. É importante surpreender e chamar a atenção, para que o perfil se sobressaia em meio ao enorme fluxo de informações presentes na internet. "Histórias envolvem mais do que notícias, com humanização e evitando o tom meramente informativo", recomenda Guerra. Entretanto ele pontua que o texto jornalístico tem o seu espaço e que nem todos os perfis podem ser trabalhados com humor, mas é sempre preciso pensar em meios de cativar os usuários.
Com dados da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, Guerra mostrou que as pessoas já dedicam mais tempo a internet que a televisão. Ele também apresentou informações sobre o comportamento dos usuários e falou sobre a necessidade de ser responsável com aquilo que publica. "Todas as suas publicações vão influenciar pelo menos uma pessoa, mesmo que aparentemente não tenha chamado atenção de ninguém", argumenta. 
A programação do evento segue com uma mesa redonda sobre Produção cinematográfica e editais de fomento ao audiovisual ainda na quinta (15) e a continuação do minicurso Iluminação e captação de áudio e mais duas oficinas na sexta (16). O fotógrafo Luiz Fernando Gonzaga também expõe Crônicas de uma cidade em cinza, com fotos que retratam o cotidiano de Teresina.

Deixe um comentário...

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2013 IV Semana Audiovisual UESPI - Shiroi - Powered by Blogger - Designe por Johanes Djogan com edições de Daniel Simão -